Havia um menino que tinha o hábito de brigar e ser grosseiro com as pessoas. Um dia o seu pai lhe deu um saco com pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a calma que ele cravasse um prego na cerca atrás da casa.
O primeiro dia, a criança pregou 37 pregos na cerca. No dia seguinte, um pouco menos, e assim aconteceu nos dias posteriores. O menino ia se dando conta que era mais fácil controlar o suas palavras do que pregar os pregos na cerca.
Finalmente chegou o dia em que o menino não perdeu a calma nem uma só vez e disse ao seu pai que não tinha que pregar nenhum prego na cerca. Ele tinha conseguido, finalmente, controlar o seu comportamento.
O seu pai, muito contente e satisfeito sugeriu então que o seu filho, a cada dia que controlasse o seu temperamento tirasse um prego da cerca.
Os dias se passaram e o menino pôde finalmente dizer ao seu pai que tinha tirado todos os pregos da cerca. Então o pai deu a mão ao seu filho e o levou até a cerca atrás da casa e lhe disse:
– Você trabalhou duro para pregar e para tirar os pregos dessa cerca, mas preste atenção nos buracos que ficaram na cerca. Ela jamais será a mesma.
O que quero dizer é que quando você diz ou faz coisas com aborrecimento, você deixa uma cicatriz, como esses buracos na cerca.
As palavras do seu pai, assim como a experiência vivida com os pregos fizeram com que o menino refletisse sobre as consequências do seu tratamento com as pessoas.
Controle os seus sentimentos, cuide de suas palavras, tenha sempre a habilidade de tratar bem a todas as pessoas e se for para marcar alguém que seja com boas impressões e ACORDA PARA A VIDA!