sexta-feira, 30 de outubro de 2020

TESOUROS DO TEMPO

 


Cada dia é preciso, cada momento é único e precisa ser valorizado como um tesouro que passa em nossas mãos.

Um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia e enquanto caminhava pensava em todas as coisas que poderiam lhe fazer mais feliz:

"Se tivesse uma casa grande, seria feliz". "Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz. Se tivesse uma companheira perfeita, seria feliz".

Nesse momento, tropeçou numa sacolinha cheia de pedras e começou a jogá-las, uma a uma, no mar, enquanto dizia: "seria feliz se tivesse..."

Assim o fez até que a sacolinha ficou com uma só pedrinha, que decidiu guardar.

Ao chegar em casa, percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso.

Quantos de nós vivemos jogando fora nossos preciosos tesouros por estar esperando o que acreditamos ser perfeito ou sonhando e desejando o que não temos, sem dar valor ao que temos perto de nossas mãos?

Olhe ao seu redor e, se você parar para observar, perceberá quão afortunado você é. Muito perto de ti está tua felicidade.

Observe a pedrinha, que pode ser um diamante valioso.

Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso e insubstituível. Depende de nós aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo.

Não desperdice o que tens em mãos, valorize os tesouros que o tempo lhe concede e ACORDA PARA A VIDA!

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

TORNANDO MAL EM BEM

 


Por mais que cada um tente fazer o seu melhor, sempre haverá os que julgarão o bem como mal.

Seja o bem o seja o mal, tudo pode ser mudado para melhorar o mundo.

O industrial e magnata do petróleo, o engenheiro e químico Alfred foi o inventor da dinamite, da gelatina explosiva e outros detonantes. Acumulou grande fortuna com suas fábricas em mais de 20 países.

No auge de sua vida Alfred ficou abalado, ao ver a edição de um jornal francês, noticiar a morte de seu irmão como sendo a sua.

Diza a manchete do jornal: Morreu hoje o "gênio do mal". O texto relatava o seu profundo empenho em construir sua fortuna, através do sofrimento e morte de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Mesmo sua invenção ter poupado a vida de muitos trabalhadores de minas e operários nas construções, que deixaram de utilizar a nitroglicerina que explodia com muita facilidade, ele não tinha ideia do que as pessoas pensavam a seu respeito.

Foi essa experiência que fez com que Alfred Nobel mudasse seu foco.

Determinou que, após sua morte, sua fortuna iria patrocinar anualmente, a entrega de um prêmio, que mais tarde levaria o seu nome, o Premio Nobel, para quem se destacasse em física, química, medicina, literatura e quem contribuísse para a paz mundial.

Sempre é possivel tornar o mal em bem, mudar o que se faz e para o que se faz e encontar um propósito maior do que o nosso próprio alcance  e melhorar o mundo. Em tudo faça o melhor, planete o bem e ACORDA PARA A VIDA!

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A FORÇA DA EXPERIÊNCIA

 


Os pequenos esforços empenhados em vencer, pequenos obstáculos nos fortalecem para enfrentar e vencer os desafios maiores.

A experiência e força não tem atalhos.

Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo.

Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer, como é que a lagarta conseguiria sair por um orifício tão miúdo.

Mas logo lhe pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse mais prosseguir.

Ele resolveu então ajuda-la: pegou uma tesoura e rompeu o restante do casulo.

A borboleta pôde sair com toda a facilidade... mas seu corpo estava murcho; além disso, era pequena e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observá-la porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e se estendessem para serem capazes de suportar o corpo que iria se firmar a tempo. Nada aconteceu!

Na verdade a borboleta passou o restante de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.

O que o homem em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço é necessário à borboleta, para que ela ficasse pronta para voar.

O esforço para superar obstáculos, evita uma vida atrofiada. Experiência e força não constrói nos desvios da facilidade.

Em cada novo desafio, não procure a facilidade, mas a força do crescimento para o aperfeiçoamento e ACORDA PARA A VIDA!

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O VALOR DE UM POUCO MAIS

 


Um passo a mais, uma hora a mais, um dia a mais, pode ser  a diferença que está faltando para  seu objetivo.

Em uma corrida, a diferença entre a vitória e a derrota pode estar em um milésimo de segundo. 

Um pouco mais é o que diferencia os lugares nos pódios das grandes maratonas.

Era uma vez... um camponês que precisava de água para irrigar seus campos. Decidiu escavar até a encontrar.

No primeiro dia, escava por volta de cinco metros, mas não encontra água.

No dia seguinte, desiludido pelo cansaço do dia anterior, escava num outro ponto do seu campo por volta de dois metros. Mas dali também não sai água.

No terceiro dia, cada vez mais frustrado pelo resultado dos dias anteriores, escava num terceiro ponto por 15 metros e também não encontra água.

No dia seguinte, enquanto se prepara para começar a escavar em um outro canto do campo, um amigo o faz notar que ele teria mais probabilidades de encontrar água aprofundando um poço já cavado do que buscar em lugares diferentes.

Continuou no terceiro poço e com apenas mais um metro encontra a inesgotável fonte de que precisava.

É bem provável que a sua vitória esteja no próximo passo, no próximo dia, no próximo esforço.

A diferença não está em tentar, mas em não parar antes de conquistar. Persevera, não desanime, não desista e ACORDA PARA A VIDA!

 

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

A VIDA SÃO DEVERES

 


Um valor muito preciso que todos temos é o tempo e as oportunidades, que chamamos de deveres.

Vamos entender com a poesia de Mário Quintana...

A vida são deveres, que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, passaram-se 50 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho,
a casca dourada e inútil das horas...
Dessa forma, eu digo:
não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo.
A única falta que terá, será desse tempo
que infelizmente... não voltará mais.

Sabendo da importância que tem o tempo que recebemos, saibamos aproveitar ao máximo sem desperdiçar as oportunidades dadas por ele a cada dia e ACORDA PARA A VIDA!


sexta-feira, 9 de outubro de 2020

DESPERTAR DA NOVA GERAÇÃO

 


Novas histórias surgem quando se cruzam diferentes personagens e um reconhece a importância do outro para o que está por vir. Assim é com a integração das gerações.

Quando a criança encontra o idoso e o idoso reconhece o futuro na criança.

 Desejando encorajar o progresso de seu jovem filho ao piano, uma mãe levou seu pequeno filho a um concerto do pianista Polonês Paderewski.

Depois de sentarem, a mãe viu uma amiga na plateia e foi até ela para saudá-la.

Aproveitando a oportunidade para explorar as maravilhas do teatro, o pequeno menino se levantou e suas explorações o levaram a uma porta onde estava escrito : "PROIBIDA A ENTRADA"

Quando as luzes abaixaram e o concerto estava prestes a começar, a mãe retornou ao seu lugar e descobriu que seu filho não estava lá.

De repente, as cortinas se abriram e as luzes caíram sobre um impressionante majestoso e sofisticado piano  no centro do palco.

Horrorizada, a mãe viu seu filho sentado ao teclado, inocentemente catando as notas de "Cai, cai, balão".

Naquele momento, o grande mestre de piano fez sua entrada, rapidamente foi ao piano, e sussurrou no ouvido do menino :
- "Não pare, continue tocando".


Então, debruçando-se, Paderewski estendeu sua mão esquerda e começou a preencher a parte do baixo. Logo, colocou sua mão direita ao redor do menino e acrescentou um belo acompanhamento de melodia.

Juntos, o velho mestre e o jovem menino transformaram uma situação embaraçosa em uma experiência maravilhosamente criativa.


A jovem geração depende da mão experiente que reconhece ser a hora de abrir espaço para brilharem juntos.  

Quando ver uma criança sendo ousada, não tendo medo de fazer coisas diferentes, não impeça, ajude a despertar a sua criatividade e ACORDA PARA A VIDA!

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

PENSAR GRANDE

 


O pensar grande ou pensar pequeno da praticamente o mesmo trabalho, mas os resultados são diferentes. Escolha o que dá mais resultado.

As pessoas maduras não se abalam por causa de comentários indelicados de outras pessoas.

De vez em quando as pessoas dizem coisas para nos testar e fazem comentários do tipo: "você não trabalha duro!" ou "você come demais!" ou ainda "todo mundo sabe que você casou por dinheiro!".

Às vezes, essas coisas são ditas por inveja, mas com frequência, são ditas para provocar uma reação. Qualquer que seja o motivo, a melhor maneira de lidar com isso é sorrir e, ou não dizer nada, ou concordar com a pessoa.

Assim sendo, da próxima vez que alguém ver seu carro novo e disser: "você não trabalha quase nada e, ainda assim, eles lhe pagam uma fortuna!", simplesmente sorria e responda: "não é maravilhoso?". 

Você não tem de explicar nada sobre suas responsabilidades e sobre o tempo que fica "ralando" no trabalho. Não precisa justificar. Apenas sorria e deixe isso para lá.

Quando outra pessoa observar coisas do tipo: "você está sempre tirando férias!", concorde com ela. Diga: "sim, adoro tirar férias!".

Se outro ainda disser: "puxa, você deve ter gasto uma nota nessa piscina", sorria e fale: "pode apostar que sim. É que detesto piscinas baratas"!

Não se deixe perturbar. Você não vai ganhar nada discutindo com quem quer que seja. Quando encontrar com pessoas assim, concorde com elas de uma maneira gentilmente natural. Se você começar a tentar se defender, estará frito.

Em poucas palavras: somente pessoas que "pensam pequeno" fazem comentários desagradáveis; e somente pessoas que também "pensam pequeno" se ofendem. Seja alguém que "pensa grande" e ACORDA PARA A VIDA!

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

CORRIGINDO A ROTA DA VIDA

 


" As pessoas que alcançam seus objetivos, não são os que nunca erram o caminho, mas as que ao longo da caminhada, corrigem a rota e voltam para o caminho.

A grande maioria das pessoas ficam fora da rota 90 por cento do tempo! O segredo é que elas têm um senso de destinação. Conhecem a "trilha". E estão sempre corrigindo o curso.

É como o voo de um avião. Antes da decolagem, os pilotos examinam o plano do voo. Por isso, sabem exatamente aonde vão e iniciam os procedimentos em conformidade com esse plano.

Contudo, durante a viagem, o vento, a chuva, a turbulência, o tráfego aéreo, erros humanos e outros fatores interferem no plano, impulsionando ligeiramente a aeronave em direções diferentes da sua rota.

Os pilotos recebem constantes orientações. São comunicações dos instrumentos sobre o meio ambiente, informações das torres de controle, de outras aeronaves e até das estrelas. Assim, fazem os ajustes necessários.

 A esperança não está nos desvios, mas na visão, no plano e na habilidade de corrigir o curso.

O voo do avião é uma metáfora ideal para a vida. Não faz tanta diferença se alguma vez saiu da rota. A esperança se encontra na visão , no plano e na coragem de continuar corrigindo o curso.

O segredo é ter uma destinação, um plano de voo e uma bússola. Em todo o começo de dia, avalie sua rota, corrija a direção, volte ao teu alvo e ACORDA PARA A VIDA.