segunda-feira, 28 de setembro de 2020

VALE O QUE SE VALORIZA

 


Uma frase muito conhecida a algum tempo: Vale o quanto pesa. Quando aplicado a vida de cada um, a frase poderia ser: Vale o quanto se valoriza.

Certa vez, um jovem foi procurar a ajuda de um mestre e falou do quanto se sentia desrespeitado, pouco valorizado, sem vontade de fazer qualquer coisa.

O jovem queixou-se das afirmações que ouvia, de que ele era desajeitado, atrapalhado, inútil... Queria agora, sentir-se mais volorizado:

 O sábio, sem olhar para o jovem, lhe deu uma missão:

- Consiga o melhor preço possível pela venda deste anel. Preciso pagar uma dívida e portanto não posso deixar de ganhar pelo menos, uma moeda de ouro.

O jovem pegou a joia e com um fio de esperança, depois receber a ajuda do mestre, saiu à procura de um comprador para o anel.

Foi ao mercado, ao brechó, ao armazém, a feira e conversou com inúmeras pessoas sem sucesso. Todos lhe oferecia no máximo uma prata.

Desanimado voltou ao mestre, que ouvindo os lugares que havia passado, os valores que lhe eram oferecido, mandou falar direto com um joalheiro profissional.

O joalheiro, após avaliar, reconheceu ser uma peça de grande valor e pode oferecer um alto preço para surpresa do jovem.

Agora finalmente, encontrou quem soube fazer uma boa avaliação e valorizar a peça com uma cotação em ouro.

O jovem ao voltar para o sábio ouviu o conselho que buscava:

Meu jovem, você é como este anel. Uma joia valiosa e única. Você tem que se dar o verdadeiro valor.

Se nós não somos joalheiros, se não sabemos de que material somos feitos, como vamos nos avaliar?

Pior ainda, como exigir que os outros nos valorizem? Como você não sabia o valor do anel não podia argumentar e se calava diante da ofertas de compra...

Saiba que você vale o quanto se valoriza. Antes que outros possam te valorizar, você mesmo precisa reconhecer o grande valor.

Não deixe que outros que não conhecem o teu valor, emitam suas avaliações. Seja o primeiro a reconhecer que é uma joia rara, aos olhos do Criador e ACORDA PARA VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário