sexta-feira, 16 de abril de 2021

O VALOR DO BEM NO MEIO DO MAL


 

O bem e o mal tem valores diferentes, ambos tem o seu pereço e cada um será cobrado. O Bem pelo bem é humano, o mal pelo bem é desumano e o bem pelo mal é divino e resulta em bem maior.

 

Depois de um dia de caminhada pela mata, mestre e discípulo retornavam ao casebre, seguindo por longa estrada.Ao passarem próximo a uma moita, ouviram um gemido.

 

Verificaram e descobriram um homem caído. Estava pálido e com grande mancha de sangue, próxima ao coração. Tinha sido ferido e já estava próximo da inconsciência. 

 

Com muita dificuldade, mestre e discípulo o carregaram para o casebre rústico, onde viviam. Lá trataram do ferimento.

 

Uma semana depois, já restabelecido, o homem contou que havia sido assaltado e que ao reagir fora ferido por uma faca. Disse também que conhecia seu agressor, e que não descansaria enquanto não se vingasse.

 

Disposto a partir, o homem disse ao sábio: Senhor, muito lhe agradeço por ter salvado a minha vida. Tenho que partir e levo comigo a gratidão por sua bondade. Vou ao encontro daquele que me atacou e vou fazer com que ele sinta a mesma dor que senti.

 

O mestre olhou fixo para o homem e disse: Vá e faça o que deseja. Entretanto, devo informá-lo de que você me deve 3.000 moedas de ouro, como pagamento pelo tratamento que fiz.

O homem ficou assustado e disse: Senhor, é muito dinheiro.Sou um trabalhador e não tenho como lhe pagar esse valor.

Com serenidade, tornou a falar o sábio: Se você não pode pagar pelo bem que recebeu, com que direito quer cobrar o mal que lhe fizeram? Antes de cobrar alguma coisa, procure saber quanto você deve.

Não faça cobrança pelas coisas ruins que aconteçam em sua vida, pois a vida pode lhe cobrar por tudo de bom que lhe ofereceu.

 

A Graça e a vingança não andam juntas. Só a compreensão e o perdão conduz a graça.

 

Não queira cobrar o mal,  faça o bem, que ele cobrirá todo o mal e ACORDA PARA A VIDA!

 

segunda-feira, 12 de abril de 2021

A JOIA DO TEMPO

 


Cada dia temos grandes oportunidades, os mais valiosos recursos e que são distribuídos de forma igualitária a todos. O grande desafio é como cada um faz com o que recebe.

Atravessando um deserto, certo viajante viu um árabe montado ao pé de uma palmeira. A pouca distância repousavam os seus cavalos, pesadamente carregados com valiosos objetos.

Ao se aproximar, o viajante percebeu, a fisionomia preocupada e seu semblante abatido e triste. Ao indagar a razão, o Árabe, respondeu que havia perdido uma joia, muito preciosa, a mais valiosa  que a vida lhe dava.

O viajante perguntando que joia era esta que lhe causava tanta aflição por te-la perdido. O Árabe, respondeu:

 Era uma joia como jamais haverá outra. Estava talhada num pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo. Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, em volta dos quais se agrupavam sessenta menores. Nem todo o dinheiro será possível comprar uma igual, pois esta joia se chama, o dia de hoje!

Um dia tem muito valor, hoje é o bem maior que a todos estamos recebendo de forma igual, mas nem todos usarão da mesma forma e cada um colherá resultados diferentes.

Aproveite o máximo cada nova oportunidade, valorize o seu novo dia e ACORDA PARA A VIDA!

segunda-feira, 5 de abril de 2021

AS HABILIDADES HUMANA


Existem habilidades que depois de desenvolvidas tornam a vida e a convivência mais harmoniosa e frutífera com grandes resultados, mas precisa ser treinada dia a dia.

 

Um ermitão, uma destas pessoas que se refugiam na solidão do deserto do bosque ou das montanhas para dedicar-se somente à meditação e ao auto conhecimento, muitas vezes comentava que tinha muito o que fazer. 

 

Perguntaram-lhe como era possível que em sua solidão, em seus refúgios, tivesse tanto trabalho. 

 

Ele contou que de fato suas atividades eram uma prioridade e não era pouca coisa a se fazer:

 

Tenho que domar dois falcões, treinar duas águias, manter quietos dois coelhos, vigiar uma serpente, carregar um asno e conter um leão.

 

As duas águias ferem e destroçam com suas garras. Tenho que treiná-las para que sejam úteis e ajudem sem ferir. São minhas mãos. 

 

Os dois coelhos querem ir onde lhes agrada, fugindo dos demais e esquivando-se das dificuldades. Tenho que ensinar-lhes a ficarem quietos mesmo que seja penoso, problemático ou desagradável. São meus pés. 

 

O mais difícil é vigiar a serpente, apesar dela estar presa numa jaula de 32 barras. Está sempre pronta para morder e envenenar os que a rodeiam, mal se abre a jaula. Se não a vigio de perto, causa danos. É minha língua. 

 

O burro é muito obstinado, não quer cumprir com suas obrigações. Alega estar cansado e se recusa a transportar a carga de cada dia. É meu corpo.

 

Finalmente, preciso domar o leão. Quer ser o rei, o mais importante; é vaidoso e orgulhoso. É meu coração.

 

A grande habilidade que precisa ser desenvolvida, requer prioridade e dedicação diária. 


Esta é a habilidade humana do auto controle. Controle as suas habilidades humanas e ACORDA PARA A VIDA!