As promoção que mais dão resultados, não são as promoções relâmpagos,
mas as permanentes, tendo sempre a sinceridade como marca de segurança e com permanente exposição nas vitrines.
Um supermercado fez a seguinte
promoção: se, ao passar pela caixa, o cliente não recebesse do caixa um
cumprimento e um agradecimento ao final da compra, não precisaria pagar por
ela. Certo dia, um cliente passou as mercadorias pela caixa, mas não recebeu nem
o cumprimento nem o agradecimento do funcionário. O cliente, então, disse que
não iria pagar as compras, como garantia a promoção. E o caixa explicou:
— Ah, meu senhor, a promoção foi só até ontem...
Esse fato mostra como campanhas podem ser superficiais e não
ter nenhum efeito duradouro. Pior, os clientes sentem o tratamento artificial e
percebem a falsidade na relação.
Atendimento ao cliente é uma questão de atitude,
de prazer em servir; é uma questão de empatia, de o funcionário saber se
colocar no lugar do outro e tratá-lo como gostaria de ser tratado. O bom
atendimento é um conceito que precisa ser incorporado e não imposto ou
mecanizado.
Em todos os lugares, em todos os
negócios, a moeda mais valorizada é o inédito sorriso da graça. Não custa nada
para quem oferece e significa muito para quem recebe. Se quiser ter o maior
sucesso, tenha como promoção permanente o valorizado sorriso e ACORDE PARA A
VIDA!
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