segunda-feira, 25 de junho de 2018

O SABE TUDO SEM MODÉSTIA


O conhecimento quando utilizado para ajudar no crescimento dos outros é uma dádiva. Todo o detentor de bom conhecimento precisa desenvolver junto a modéstia, para com sabedoria não se tornar o super sabe tudo, acima de todos e de tudo!

Sabe-tudo era o apelido pelo qual todos os habitantes do bosque conheciam a tartaruga. Quem tivesse algum problema a resolver ou dúvida para esclarecer era só ir à casinha da Sabe-tudo, para ver seu caso resolvido.

Para dizer a verdade, a tartaruga passava as suas horas livres consultando livros e enciclopédias. Interessava-se por todos os temas existentes e por existir. 

Todos sabiam que ela era a sabe tudo e ela mesma sabia que seu apelido era este e até se sentia orgulhosa por isto!

Os anos passam e os conhecimentos da tartaruga tornam-se imensos, a tal ponto que ela começou a tornar-se exigente e crítica com os seus familiares, vizinhos, amigos e colaboradores.

Com mania de perfeição, tornava insuportável a vida dos outros. De uma amiga brilhante e admirada por todos converteu-se em uma criatura amarga e insatisfeita que, além disso, recebia a hostilidade de quem a rodeava.

A modéstia é uma virtude muito necessária, sobretudo para aqueles superdotados, que se destacam pelo seu próprio brilho. Sem a modéstia, o conhecimento é inútil, pois não será repartido com sabedoria, com os outros ao redor e torna-se inoportuno e carrasco do conhecimento.

Busque o conhecimento, cultive a modéstia, use com sabedoria e ACORDA PARA VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário