segunda-feira, 29 de abril de 2019

VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL


Cada pessoa é livre para fazer as suas escolhas e responsável para assumir as suas consequências. 
Toda vez que nos preocupamos com as escolhas dos outros e nos irritamos com as suas escolhas, estamos tirando a liberdade e aumentando as nossas preocupações, tonando a vida pesada demais.
Um homem, chefe de família, tinha muitos problemas. Dormia mal e se sentia exausto. Era irritado, mal-humorado e amargo. Até que um dia, de repente, ele mudou.
Um dia, sua mulher disse-lhe: amor, estou há três meses à procura de um emprego e eu não encontrei nada. Vou tomar chá com as minhas amigas. Ele respondeu: está bem...
A Filha disse: pai, bati meu carro.
O pai respondeu: está bem, filha. Leve-o para a oficina e procure uma forma de como pagar. E enquanto eles consertam, vá andando de ônibus ou metrô.
A família que estava acostumada com um homem irritado e briguento, muito preocupada com o novo comportamento se reuniu para saber porque das novas reações. 
Ao questionar, o homem explicou: 
Demorou muito tempo para eu perceber que cada um é responsável por sua vida. Levei anos para descobrir que minha insônia, meu stress não resolveriam os seus problemas, mas sim, aumentaria os meus. A partir de hoje eu só dou conselho se me pedirem. De agora em diante eu vos declaro, independentes e responsáveis pelo seu futuro.
Desde aquele dia, a família começou a funcionar melhor, porque todo mundo na casa sabia exatamente o que lhes cabia fazer.
Na vida todos são livres e responsáveis, assuma as suas, respeita a dos outros e ACORDA PARA A VIDA!

quarta-feira, 24 de abril de 2019

A BELEZA DA DA SIMPLICIDADE


A simplicidade é capaz de encontrar a felicidade nos lugares mais próximos e ao alcance de cada um, o que torna possível a realização de todos. Não custa recursos financeiros, mas tem um grande valor.

Charles Chaplin, quando faleceu com 88 anos, o ator nos deixou suas valiosas declarações:
  • Nada é para sempre neste mundo, nem mesmo os nossos problemas.
  • Eu gosto de andar na chuva, porque ninguém pode ver minhas lágrimas.
  • O dia mais desperdiçado na vida é o dia em que não rimos.
  • Os Seis Melhores Médicos do Mundo, são:
1. Luz do sol,
2. Descanso,
3. Exercício,
4. Dieta,
5. Auto-estima
6. Amigos.
Mantenha-os em todas as fases da sua vida e você vai desfrutar de uma vida saudável e feliz.
Ele disse ainda:
Se você ver a Lua; Você verá a beleza de Deus...
Se você ver o Sol; Você verá o poder de Deus ...
Se você ver o espelho, você verá a Melhor Criação de Deus.
“Você nunca achará o arco-íris se você estiver olhando para baixo.”(Charles Chaplin).
Saiba contemplar as coisas simples da vida, encontre a felicidade nas coisas de grande valor e que não custam nada e ACORDA PARA A VIDA!

segunda-feira, 22 de abril de 2019

NÃO ESQUEÇA O PRINCIPAL



A vida é cheia de oportunidades, e entre tantas que podem se apresentar todos os dias, é preciso saber escolher. É preciso ter sabedoria para fazer as melhores escolhas, entre tudo, saber o que é o principal.

Conta a lenda que certa mulher com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá dentro dizia:

"Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal..."

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas joias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente: "Você agora, só tem 3 minutos."

Esgotados os minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou.
Já do lado de fora, lembrou-se, então, que a criança lá ficara e a porta estava fechada para sempre!

A riqueza durou pouco e o desespero, sempre. O mesmo acontece, por vezes, conosco. Temos uns oitenta anos para viver, neste mundo, e uma voz sempre nos adverte: "Não se esqueça do principal!"

O principal é sempre o que dura mais!!

O corpo é mais importante que a roupa, a saúde é mais importante que o físico, a roseira é mais importante que a rosa, o planeta é mais importante que os recursos que ela dá, a felicidade é mais importante que o sucesso, o criador é mais importante que as coisas criadas, as pessoas são mais importante que as coisas e a vida é mais importante que tudo!

Entre todas as boas coisas da vida, saiba escolher o principal e ACORDA PARA A VIDA!

quarta-feira, 17 de abril de 2019

A CERTEZA DE QUEM ACREDITA


Quem tem certeza no que acredita, não dúvida na hora da necessidade e quando coloca a sua fé em ação, coisas surpreendentes acontecem. Já quem dúvida, pode ficar sem ação!
“A história da Páscoa é um mito”, dizia o professor de ciências de uma escola a seus alunos, alguns dias antes da Páscoa. “Jesus não saiu do túmulo,” e a ressurreição nunca aconteceu".
Jimmy, protestou e disse que acreditava com toda a certeza de que a ressurreição era verdadeira. O professor disse que ele poderia acreditar, mas que ninguém que acredita em milagres, pode respeitar a ciência.
Em meio ao debate o professor, diante da turma propôs um desafio a Jimmy.
Disse o professor:  “Agora, Jimmy, eu quero que você faça uma oração e peça ao seu deus para que quando eu soltar este ovo ele não caia no chão e se quebre. E se ele conseguir fazer isto, você terá provado que Deus existe, que a ressurreição é verdadeira, e eu terei que admitir isso.”
Após pensar por um momento sobre o desafio, Jimmy lentamente começou sua oração. “Querido Pai celeste, peço que quando o meu professor soltar este ovo … ele caia no chão e se quebre em uma centena de pedaços! E também, que o professor caia junto e nunca mais consiga se levantar".
Após o espanto da classe, veio um silêncio geral. Por um momento o professor não fez nada. E por fim ele olhou para o aluno e depois para o ovo. E, sem dar uma palavra, ele cuidadosamente devolveu o ovo na geladeira e encerrou sua aula.
O professor aparentemente acreditava mais em Deus do que ele mesmo imaginava. 
Muitas pessoas são como este professor, negam que Deus existe, mas correm para ele nos momentos difíceis. Porém questionam, e o atacam todas as vezes que tem chance. 
Jimmy sabia que Deus não iria matar o seu professor naquele momento, mas também sabia que seu professor não apostaria sua vida por um ovo.
Quando sua vida está em jogo a ideia de que Deus existe parece fazer mais sentido. Não duvide, seja firme na sua certeza e ACORDA PARA A VIDA!

segunda-feira, 15 de abril de 2019

A SABEDORIA DO SILENCIO



Saber ouvir é uma arte. Quem realiza uma escuta ativa, sabe tirar as melhores lições da vida. Saber ouvir no silêncio é saber escutar com o coração e escutar com o coração é sabedoria. As melhores lições estão no silêncio do dia.

Um rei mandou seu filho estudar no templo de um grande mestre com o objetivo de prepara-lo para ser uma grande pessoa. 

Quando o príncipe chegou ao templo, o mestre o mandou sozinho para uma floresta. Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever todos os sons da floresta. 

Quando o príncipe retornou ao templo, após um ano, o mestre lhe pediu para descrever todos os sons que conseguira ouvir. Então disse o príncipe: 

-"Mestre, pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o barulho do vento cortando os céus..." 

E ao terminar o seu relato, o mestre pediu que o príncipe retornasse a floresta, para ouvir tudo o mais que fosse possível. Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu.

Por dias e noites ficou sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo... mas não conseguiu distinguir nada de novo além daquilo que havia dito ao mestre. 

Porém, certa manhã, começou a diferenciar sons vagos, diferentes de tudo o que ouvira antes. E quanto mais prestava atenção, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz. 

E sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo, pacientemente. Queria ter certeza de que estava no caminho certo. Quando retornou ao templo, o mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir. 

-"Mestre, quando prestei atenção pude ouvir o inaudível som das flores se abrindo, o som do sol nascendo e aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da noite...

"Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para se tornar uma grande pessoa. 
Apenas quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos não confessados e suas queixas silenciosas, uma pessoa pode inspirar confiança ao seu redor; entender o que está errado e atender as reais necessidades de cada um.

Saiba ouvir no silencio, desenvolva a escuta ativa, ouça o som dos pássaros, a voz do vento, ouça o coração e ACORDA PARA A VIDA!

quarta-feira, 10 de abril de 2019

RECONHECIMENTO NÃO TEM FRONTEIRAS



O reconhecimento não tem fronteiras e sempre que demonstrado, inspira e valoriza quem recebe e exalta quem o faz.
No Centro de Reabilitação, um soldado está recebendo visitas. O jovem está mal. Ele não tem mais a sua mão direita, seu rosto está costurado e seu lado esquerdo do corpo está muito debilitado.
O grupo está lá para honrá-lo, mas eles se sentem um pouco desajeitados e inseguros. Um membro do grupo dá um passo à frente. Ele se ajoelhou ao lado da cama, orou, beijou a sua cabeça e disse que o amava. O homem honrando o soldado é George W. Bush, o chefe no comando.
Quando os homens e mulheres, nas forças armadas, ouvem sobre esse episódio, isso os toca, os dá coragem e devoção a um presidente que não tinha vergonha de ajoelhar por um jovem homem que sofreu ao fazer aquilo que lhe foi ordenado.
Não importa a função que ocupe, não depende do resultado obtido, aquele que cumpre fielmente a sua função é merecedor do reconhecimento e quem a pratica é digno de admiração. 
Cumpra fielmente a sua missão! Exalte, reconheça e honre a quem merece honra e ACORDA PARA A VIDA!!!

segunda-feira, 8 de abril de 2019

A CÁLICE DA BORBOLETA



Na vida temos desafios que podem ser evitados e outros que se tornam em aprendizado para o crescimento, nem sempre afastar o cálice é possível e permitido.
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através de uma pequena abertura.
Por um momento ela parou de se movimentar e parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia  ir  mais.
Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou  uma tesoura e cortou o restante do casulo.  A borboleta então saiu  facilmente. Mas  seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas  amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta, porque ele esperava  que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e a linda borboleta pudesse fazer o seu voo livre no alto céu.
Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto da  sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço, eram necessários à borboleta para  passar através da pequena abertura. Este era o modo com que a natureza fazia com  que ela desenvolve a sua força para a vida adulta.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se evitar os obstáculos e desviar os desafios, não se desenvolve os músculos da resistência e nunca seremos o que deveríamos ter sido.
Não queira vitória sem luta, honra sem mérito, conquistas sem esforço, capacidade sem preparo, superação sem ação e ACORDA PARA A VIDA!

quarta-feira, 3 de abril de 2019

QUAL É O SEU NOME?



Na correria da vida, podemos correr o risco de correr pela vida sem perceber quem corre ao nosso lado a vida inteira. Saber reconhecer e valorizar quem caminha ao nosso lado é uma atitude de grande valor. Simplesmente perguntar, qual é o seu nome? Isto já valoriza o outro.

Um professor aplicou uma prova a sua turma de enfermagem e os alunos dedicados rapidamente responderam a todas as questões, mas foram surpreendidos com a última, que era...

"Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?" A pergunta foi um espanto geral. Todos sabiam suas características como altura, cor da pele, cor dos cabelos, estatura, mas o nome, isto ninguém sabia. O espanto maior foi saber que a questão era a que tinha maior peso na avaliação. 

A questão foi entregue em branco, mas deixou uma grande lição, segundo o professor:  "Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples ‘alô’."

Não desconsidere quem caminha ao seu lado, valorize sua história, seu trabalho, sua presença e o seu nome. Valorize as pessoas e ACORDA PARA VIDA!!!

segunda-feira, 1 de abril de 2019

PODER DORMIR ENQUANTO OS VENTOS SOPRAM


Alguns anos atrás, um fazendeiro possuía terras ao longo do litoral do Atlântico. Ele constantemente anunciava estar precisando de empregados. 
A maioria de pessoas estavam pouco dispostas a trabalhar em fazendas ao longo do Atlântico. Temiam as fortes tempestades que varriam aquela região, fazendo estragos nas construções e nas plantações.
Procurando por novos empregados, ele recebeu muitas recusas. Finalmente, um homem baixo e magro, de meia-idade, se aproximou do fazendeiro.
- Você é um bom lavrador? perguntou o fazendeiro. - Bem, eu posso dormir enquanto os ventos sopram, respondeu o pequeno homem. Embora confuso com a resposta, o fazendeiro, desesperado por ajuda, o empregou. 
O pequeno homem trabalhou bem ao redor da fazenda, mantendo-se ocupado do alvorecer até o anoitecer e o fazendeiro estava satisfeito com o trabalho do homem.
Então, uma noite, o vento uivou ruidosamente. O fazendeiro pulou da cama, agarrou um lampião e correu até o alojamento dos empregados. Sacudiu o pequeno homem, avisando da chegada de mais um temporal.
O pequeno homem virou-se na cama e disse firmemente,
- Não senhor. Eu lhe falei, eu posso dormir enquanto os ventos sopram.
Enfurecido pela resposta, o fazendeiro estava tentado a despedi-lo imediatamente. Em vez disso, ele se apressou a sair e preparar o terreno para a tempestade. Do empregado, trataria depois.
Mas, para seu assombro, ele descobriu que todos os montes de feno tinham sido cobertos com lonas firmemente presas ao solo. As vacas estavam bem protegidas no celeiro, os frangos nos viveiros, e todas as portas muito bem travadas. As janelas bem fechadas e seguras. Tudo foi amarrado.
Nada poderia ser arrastado. O fazendeiro então entendeu o que seu empregado quis dizer, então retornou para sua cama para também dormir enquanto o vento soprava.
Isto significa estar preparado e quando se está preparado você não tem nada a temer.
Eu lhe pergunto: você pode dormir enquanto os vento sopram em sua vida? Espero que você durma bem!
Faça tudo o que puder, faça tudo da melhor forma possível, ao ponto do que depender de você, nada ser abalado pelas tempestades inesperadas e ACORDA PARA A VIDA!